Os três princípios básicos da homeopatia consistem na Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima.

Lei dos Semelhantes

A Lei dos Semelhantes possui o conceito que as substâncias causadoras de determinados sintomas são eficazes na cura de sintomas semelhantes.

Experimentação em Homem São

A experimentação em uma pessoa sadia é realizada para se observar os sintomas produzidos pela substância, evitando uma leitura dos sintomas produzidos juntamente com os sintomas de qualquer doença pré-existente.

A experimentação ocorre da seguinte forma: Uma pessoa saudável (a experimentadora) que passou por exames clínicos e laboratoriais, experimenta determinada substância sem saber o qual está experimentando, assim são avaliados os sintomas físicos, mentais, emocionais, as sensações e alterações no modo de ser e estar, de reagir e interagir com o meio desta pessoa que está experimentando. Os dados obtidos são registrados, classificados e analisados, dando origem a patogenesia.

Dose mínima

A Dose mínima surgiu para resolver o problema de aumento dos sintomas, que acontecia antes da cura. Quando a pessoa ingeria um medicamento que provocava os mesmos sintomas da doença acontecia a agravação. Para evitar essa situação, Hahnemann (médico alemão que dedicou seu trabalho a cura pelo semelhante) diluiu substância até encontrar uma quantidade que não causasse o agravamento, ou seja, a dose mínima.

Homeopatia

Utilizando-se desses três princípios básicos, a homeopatia busca estimular o organismo a promover a cura de suas doenças.

Quer saber mais sobre a homeopatia? Entre em contato com a Renascer Homeopathia.


+ Mitos e verdades sobre a Homeopatia
+ Como funciona a Homeopatia?
+ Qual a diferença entre homeopatia e alopatia?
+ Principais dúvidas relacionadas à Homeopatia