Embora seja um assunto de extrema e reconhecida importância, muitas pessoas desconhecem o seu real significado, então vamos a ele: imunidade é a capacidade de o organismo reconhecer e combater agentes invasores, como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Dessa maneira, podemos dizer que estar com o sistema imunológico fortalecido reduz (e muito!) as chances de desenvolver doenças devido à sua capacidade de responder rapidamente à essas ameaças. Sendo assim, que tal saber como a homeopatia auxilia na estimulação da imunidade

 Para iniciar esse papo e entender como a homeopatia auxilia na estimulação da imunidade, podemos adotar como ponto de partida a compreensão das diferenças entre os medicamentos alopáticos e medicamentos homeopáticos, pois suas funções no processo de cura do indivíduo demonstram claramente os princípios centrais de cada método.

Os medicamentos alopáticos, adotados pela medicina convencional, atuam de maneira imediata e agem sobre os sintomas a fim de minimizá-los ou eliminá-los, contudo, apresentam como desvantagens os efeitos colaterais indesejáveis e o retorno dos sintomas tão logo as ações medicamentosas passem, afinal, a causa do problema nem sempre é considerada. A título de exemplo, tente recordar o que geralmente as pessoas fazem em casos de febre infantil. O mais comum é recorrer rapidamente a um antitérmico sem sequer saber qual a causa dessa condição, não é mesmo? É quase que automático!

Por outro lado, os medicamentos homeopáticos, têm a função de reequilibrar o organismo como um todo, mantendo todas as funções e sensações em harmonia. Quando usados com frequência, atuam diretamente nas forças naturais do organismo, preparando-o para resistir contra as doenças. Em outras palavras, significa dizer que o sistema imunológico fica fortalecido e, consequentemente, o indivíduo adquire maior capacidade de “combate” frente aos agentes invasores. E o melhor: sem causar efeitos indesejáveis ao longo do tempo.

Percebeu a diferença? A homeopatia não age sobre os agentes causadores da doença em si, mas sim no estímulo do sistema imunológico para que a recuperação da saúde ocorra de forma natural. Além disso, a homeopatia se concentra na raiz dos problemas e não na supressão dos sintomas. Isso é essencial de se dizer, pois o comprometimento da imunidade não se dá simplesmente a partir de um contágio ou de hábitos alimentares impróprios, por exemplo, pode ir além e envolver também fatores emocionais, como estresse, desgaste do dia a dia e insatisfações pessoais.

Empregando os milhares de remédios extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia atua com finalidade curativa e, principalmente, preventiva, assim, ao que se observa, quando o indivíduo opta pela homeopatia como tratamento, tende a adoecer menos e a se recuperar de maneira mais rápida. 

 

E então, gostou deste post? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como a homeopatia auxilia na formação da imunidade, não deixe de entrar em contato com a Renascer Homeopatia. Somos referência medicamentos homeopáticos e florais em Nova Iguaçu há mais de 30 anos!