Segundo a Associação Brasileira do Déficit da Atenção, o déficit de atenção é um transtorno neurobiológico com causas genéticas que surge ainda na infância e, em geral, acompanha o indivíduo por toda a vida. Os pacientes acometidos por esse transtorno apresentam desatenção, inquietude e impulsividade, características que costumam originar sérios prejuízos na vida acadêmica, social ou afetiva. Pensando nisso, neste artigo vamos entender como a homeopatia auxilia em processos de Déficit de Atenção

 

Como a medicina convencional trata o Déficit de Atenção?

Remédios convencionais são bastante efetivos e rápidos quando o objetivo é suprimir os sintomas característicos do transtorno de déficit de atenção, pois atuam diretamente sobre o sistema nervoso central, proporcionando mais calma e concentração e, assim, uma melhora significativa na vida escolar, familiar e social do paciente.

Além dessas vantagens é importante conhecer as desvantagens do uso de medicamentos alopáticos para o tratamento de Déficit de Atenção. Isso porque, deve-se considerar também os efeitos colaterais, como perda de apetite – com consequente diminuição no crescimento e no ganho de peso em crianças –, insônia, dores de cabeça e de estômago, náuseas e vômitos, além dos efeitos colaterais mais graves, que embora ocorram com menos frequência, podem envolver transtorno obsessivo compulsivo e tiques múltiplos. 

Outro aspecto a ser considerado é a tolerância ao remédio desenvolvida com o passar do tempo, acarretando no aumento progressivo das doses, mais efeitos colaterais e, muitas vezes, a necessidade de administrar outros remédios complementares justamente para amenizar tais efeitos adversos.

 

Como a homeopatia auxilia em processos de Déficit de Atenção?

Como princípio, a homeopatia se concentra no paciente e em suas particularidades para agir diretamente na causa da doença e não apenas no sintoma. Assim, a homeopatia tem como principal objetivo fortalecer a defesa do corpo para que o mesmo seja capaz de restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional. 

Fazendo um paralelo, pode-se dizer que a medicina alopática, de modo geral, busca combater o sistema de resposta natural do corpo, atacando os sintomas. Por isso, quando estamos com dor de cabeça, por exemplo, tomamos um relaxante muscular, mesmo sem detectar o verdadeiro motivador da dor. Por outro lado, a homeopatia visa a fortalecer a imunidade do paciente para que o próprio organismo encontre meios para atacar a causa da doença ou encontrar seu equilíbrio. Desse modo, voltando ao exemplo da dor de cabeça, a homeopatia entende que se esse sintoma surgiu é porque há algo de errado no organismo, sendo necessário descobrir e agir diretamente na causa.

Essa mesma lógica pode ser aplicada para entender como a homeopatia auxilia em processos de Déficit de Atenção. Como resultado de um tratamento de Déficit de Atenção com homeopatia, o paciente evita ser acometido pelos efeitos colaterais comuns nos remédios convencionais e consegue manter seu perfil de personalidade característico sem qualquer prejuízo. 

Aliás, nunca é tarde para reforçar que o tratamento de pacientes em processos de Déficit de Atenção é fundamental para garantir uma vida com mais qualidade, daí a importância de identificar o transtorno brevemente. Ao que se observa, a maioria dos pacientes com Déficit de Atenção tratados com homeopatia apresenta melhora progressiva do quadro ao final do tratamento, observando-se, inclusive, o desaparecimento do transtorno e, consequentemente, a retirada gradual da medicação, até que se tenha condições de alta.

 

Para solicitar medicamentos homeopáticos para o tratamento de transtornos de humor, entre em contato com a Renascer Homeopathia, referência em medicamentos homeopáticos e florais em Nova Iguaçu. São mais de 30 anos de experiência, que garantem a excelência nos serviços prestados!