A homeopatia tem sido bastante requisitada no âmbito da psiquiatria, inclusive para tratamento do transtorno de humor, caracterizado por alterações marcantes do humor, energia e níveis de atividade. Por isso, a Renascer Homeopathia vai esclarecer a seguir como a homeopatia ajuda no tratamento de transtornos de humor. Acompanhe!

 

O que são transtornos de humor?

Antes de explicar como a homeopatia ajuda no tratamento de transtornos de humor é importante equalizar o entendimento sobre o tema. Transtornos de humor são caracterizados pela alternância de humor nos quais se observam episódios leves, moderados ou graves de euforia (mania) e de tristeza excessiva (depressão), bem como de períodos intercalados de normalidade. 

A mania e a depressão representam os dois extremos opostos dos transtornos do humor. Enquanto nos episódios de euforia, o indivíduo fica exaltado, sente-se sociável e desinibido, apresenta pensamentos acelerados e demonstra bastante irritabilidade; nos períodos de depressão, sente angústia e baixa estima, além de perda da motivação. 

Essas oscilações de humor têm reflexos negativos sobre o comportamento dos indivíduos, que, em geral, regem de maneira desproporcional aos fatos que serviram de gatilho. Além disso, quando o assunto é tratamento de transtornos de humor, uma das dificuldades é a falta de informações a respeito, tornando fundamental a observação por parte dos familiares e a busca de profissionais especializados para auxiliar no diagnóstico e tratamento tão logo se identifique alguma anormalidade. 

 

Como a homeopatia ajuda no tratamento de transtornos de humor?

A homeopatia é uma forma de tratamento médico que visa reequilibrar a energia vital do indivíduo, responsável por manter o organismo em completa harmonia. Para isso, utiliza como premissa a Lei dos Semelhantes na qual se estabelece que as substâncias existentes na natureza podem curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Sendo assim, se uma substância gera dores gástricas em uma pessoa saudável, por exemplo, quando preparada homeopaticamente, também pode curar um paciente com dores gástricas.

Nesse sentido, o uso da homeopatia no tratamento da desordem psiquiátrica em adultos e crianças se demonstra uma alternativa bastante eficiente, pois estimula a cura no nível mais profundo. Não à toa, durante cada consulta, os homeopatas buscam extrair o máximo de informações sobre o paciente para compreender suas particularidades e, a partir disso, indicar os medicamentos mais adequados de acordo com o seu momento. 

O tratamento de transtornos de humor normalmente ocorre com a associação de medicamentos homeopáticos e alopáticos e à medida que se percebem melhoras no quadro clínico do paciente, as doses dos medicamentos alopáticos costumam ser reduzidas e, em alguns caso, totalmente eliminadas. Esse fator coloca ainda mais em evidência a importância da homeopatia para ajudar no tratamento de transtornos de humor, afinal, se de um lado as substâncias contidas em medicamentos convencionais suprimem os sintomas e, em muitos casos, dopam o paciente, a ponto de perder o lado bom de sua hiperatividade; a homeopatia, por outro lado, age para equilibrar as desordens, garantindo a manutenção de características natas do indivíduo, como a criatividade, imaginação e curiosidade. Nunca altere seu tratamento sem o conhecimento e acompanhamento do seu médico.

 

Para solicitar medicamentos homeopáticos para o tratamento de transtornos de humor, entre em contato com a Renascer Homeopathia, referência em medicamentos homeopáticos e florais em Nova Iguaçu. São mais de 30 anos de experiência, que garantem a excelência nos serviços prestados!